segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Livros para crianças com deficiência visual


A escritora Gisele Pecchio apresenta os dois primeiros livros da Coleção Toby em edições impressas em braile e tinta com caracteres ampliados (corpo 24) para visão subnormal. Os originais já foram revisados pela autora, de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa

Sobre a obra - O cão Toby é o protagonista das histórias da coleção, que iniciou com o livro Um Par de Asas para Toby (2003), depois Toby e os Mistérios da Floresta (2004) e agora Uma Aventura na Amazônia – Raycha (2008), cujos temas são voltados ao meio ambiente. Trata-se de um cão-caiçara amigo do menino-índio Ypê e dos pássaros da esquadrilha da fumaça, filhos da Juréia como ele. No terceiro livro da coleção, a trama se passa na Amazônia, onde Toby e seus novos amigos, entre eles a menina Laura e sua cachorra-guia Raycha, encontram o Xeique em Belém do Pará, na festa do Círio de Nazaré, a maior procissão religiosa do Brasil. De lá eles partem em direção a Manaus numa viagem repleta de aventuras e descobertas. O livro é uma homenagem aos povos da Amazônia e aos cultores das Ciências da Terra na pessoa do geógrafo brasileiro Prof. Aziz Nacib AbSáber (IEA-USP), orientador da autora, eternizado por meio da personagem Xeique, um mestre que ensina ao Toby e seus amigos o que eles precisam saber sobre a última grande floresta tropical do planeta.
Blog da autora: http://gpecchio.blogspot.com/

-------------------------------------------------------------------------




De: Patricia Engel Secco





Obs: No mesmo livro: escrita braile (para crianças cegas) e ampliado (para crianças com baixa visão)

A Felicidade das Borboletas

Marcela tem nove anos e vai se apresentar, pela primeira vez, com a turma do balé. Ela é uma garota especial, pois é cega, mas mostra que para enxergar o mundo basta olhar as coisas com o coração. Ilustrações de Daniel Kondo.
Editora: Melhoramentos



O Grande DiaAquele era um grande dia para Rodrigo, um garoto muito especial que, desde pequeno, aprendeu a jogar xadrez. O time de futebol de sua classe estava na final do campeonato e a participação de Rodrigo seria decisiva para a conquista da vitória. Não dava para acreditar...Um ano atrás, ninguém imaginava que ele seria tão importante para algum time. Ainda mais de Futebol! Logo ele, que antes não conseguia sequer um parceiro para jogar xadrez na hora do recreio.

são da mesma autora:
- A Semente da Verdade
- O último que chegar é...
- A Lagoa Encantada

---------------------------------------------------------------------

De: Maurício de Souza




Obs: Gibi da Turma da Mônica em braile e ampliado










-----------------------------------------------------------

Cláudia Cotes - Dorina viu

Dorina era uma menina esperta e sonhadora, que adorava brincar, empinar pipa e subir em árvore para comer maçãs vermelhas e contemplar o céu azul e as nuvens branquinhas. Um dia, porém, quando acordou, não conseguiu enxergar mais nada com os olhos. No início ficou triste, mas descobriu que há outras formas de "ver". O tempo passou, Dorina se tornou professora, criou uma fundação que produz livros em braille e divide sua descoberta com outras pessoas. Cláudia Cotes a conheceu e resolveu contar essa história de um jeito especial, com transcrição do texto e das ilustrações para o braille, para que todas as crianças - as que enxergam ou não - pudessem ler e provar que as diferenças podem conviver harmoniosamente. Paulinas Editora gostou da idéia e agora a publica na coleção Fazendo a diferença, que tem por objetivo último a educação inclusiva e a inserção dos deficientes visuais na comunidade.
Editora: Paulinas
Autor: CLAUDIA COTES
Origem: Nacional
Ano: 2007
Edição: 2
Número de páginas: 24

=================================


Markiano Charan Filho

"Rodrigo Enxerga Tudo" Editora: Nova Alexandria.
O autor: MARKIANO CHARAN FILHO, ficou completamente cego logo que nasceu. Por isso, bem pequenino, já aprendeu Braille, uma forma de ler e escrever inventada especialmente para auxiliar deficientes visuais. E aí ninguém segurou Markiano: ele estudou prá valer, fez faculdade e tem dedicado sua vida na defesa dos direitos de outros deficientes. Além disso começou a escrever contos e crônicas e também literatura infantil.
"Rodrigo enxerga tudo":André tem um novo amigo na escola: é o Rodrigo, que foi transferido para lá de uma escola especial, que ele chama de "associação". Ele é deficiente visual, mas seus novos amigos percebem que ele tem outras formas de enxergar, jeitos diferentes de "ver" as coisas. E como todo mundo, tem talentos e pontos fracos com os quais tem que lidar.
"Rodrigo bom de bola" Editora Nova Alexandria:O autor mostra neste livro como os deficientes visuais podem praticar diversas modalidades de esportes e brincadeiras. Algumas delas poderão ser observadas nos jogos Pan-americanos. A inclusão escolar e social do deficiente através do esporte e da integração com crianças não portadoras de deficiências. Site da editora:www.novaalexandria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário