quarta-feira, 30 de junho de 2010

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ALUNO COM BAIXA VISÃO

O trabalho com alunos com baixa visão baseia-se no princípio de estimular a utilização plena do potencial de visão e dos sentidos remanecentes, bem como na superação de dificuldades e conflitos emocionais (MEC- Saiba mais... clique nos links à direita).

a pedidos trouxe algumas sugestões para pais, professores e outras pessoas que convivem com a criança de baixa visão na idade escolar:
- Ensine a criança e o jovem sobre sua deficiência e sobre o que eles podem ver ou não poder ver bem (muitas crianças não têm consciência disso).
- Os alunos com baixa visão deverão trabalhar olhando para os objetos e para as pessoas (algumas crianças apresentam comportamento de cegos, olham para o vazio. Peça para que “olhe” o objeto ou pessoa em questão).
- Ajude-o a desenvolver comportamentos e habilidades para participar de brincadeiras e recreações junto com os colegas, facilitando o processo de socialização e inclusão.
- Oriente o uso de contraste claro e escuro entre os objetos e seu fundo.
- Estimule o aluno a olhar para aspectos como cor, forma e encoraje-o a tocar nos objetos enquanto olha.
- Lembre-se que o uso prolongado da baixa visão pode causar fadiga.
- Seja realista nas expectativas do desempenho visual do estudante, encorajando-o sempre ao progresso.
- Encoraje a coordenação de movimentos com a visão, principalmente das mãos.
- Oriente o estudante a procurar recursos como o computador pois, ele se cansará menos e aumentará sua independência.· Pense nos estudantes com baixa visão como pessoas que vêem.
- Use as palavras “olhe” e “veja” livremente.
- Esteja ciente da diferença entre nunca ter tido boa visão e tê-la perdido após algum tempo.
- Compreenda que o sentido da visão funciona melhor em conjunto com os outros sentidos.
- Aprenda a ignorar os comentários negativos sobre as pessoas com baixa visão.· Dê-lhe tempo para olhar os livros e revistas, chamando a atenção para os objetos familiares. Peça-lhes para descrever o que vê.
- Torne o “olhar” e “ver” uma situação agradável, sem pressionar.

OBS: Deve-se evitar fazer tudo pela criança com baixa visão para que ela não se canse ou se machuque. Ela deve ser responsável pelas próprias ações.

NÃO ÓPTICOS PARA BAIXA VISÃO
Os recursos não ópticos são aqueles que melhoram a função visual sem o auxílio de lentes ou promovem a melhoria das condições ambientais ou posturais para a realização das tarefas (podem ser efetuados pelo professor). (K.José et al). Os meios para que se consiga esta melhora são:
- Trazer o objeto mais próximo do olho, o que aumenta o tamanho da imagem percebida (ou seja, deixe a criança aproximar o objeto do rosto ou aproximar-se para observar algo, como por exemplo, a lousa ou a TV);
- Aumentar o tamanho do objeto para que ele seja percebido.

CARACTERÍSTICAS DE MATERIAL IMPRESSO PARA BAIXA VISÃO
- Desenhos sem muitos detalhes (muitos detalhes confundem);
- Uso de maiúsculas;
- Usar o tipo (letra) Arial;
- Tamanho de letra em torno de 20 a 24 (ou seja, ampliada);
- Usar entrelinhas e espaços;
- Cor do papel e tinta (contraste).

FORMAS DE AMPLIAÇÃO
- Fotocopiadora;
- Computador;
- Ampliação à mão: é a mais utilizada e deve seguir requisitos como tamanho, espaços regulares, contraste, clareza e uniformidade dos caracteres.

MATERIAIS
- Lápis 6B e/ou caneta hidrográfica preta;
- Cadernos com pautas ampliadas ou reforçadas;
- Suporte para livros;
- Guia para leitura;
- Luminária com braços ajustáveis.

MAIS SUGESTÕES
Nos CAPES pode ser encontrado o caderno com pauta ampliada (mais larga) para alunos com baixa visão; mas também pode ser confeccionado utilizando o próprio caderno do aluno riscando com uma caneta hidrocor preta uma linha sim, outra não. Como normalmente os cadernos encontrados hoje em dia as linhas são claras, não haverá problema pois, normalmente o aluno não consegue enxergar as linhas mais clara somente as mais escuras e ele poderá escrever no espaço entre elas (no caso utilizando 2 linhas).


Para alguns alunos é necessário um espaço maior entre as linhas; como não encontramos este tipo de caderno no mercado pode-se utilizar caderno de desenho ou encadernar um maço de sulfite, colocando capas (frente/verso) e em seguida traçar as linhas mais espaçadas, como no exemplo abaixo 5 cm, folha por folha (com lápis 6B) de acordo com a necessidade do aluno. As mães costumam colaborar quando orientadas neste sentido.



Caso o aluno apresente além da baixa visão, uma dificuldade motora, pode-se utilizar de letras móveis e letras recortadas em papel para que o aluno cole-as no caderno, formando palavras, ao invés de escrever.



Para evitar o cansaço de estar constantemente com o rosto sobre o caderno, pode-se utilizar um suporte para leitura encontrado em casas que trabalham com artigos para deficientes visuais. Pode ainda ser confeccionado ou ser utilizados livros, como suporte, embaixo do carderno para que este possa ficar mais elevado.



O professor pode ainda confeccionar esta grade para facilitar a escrita do aluno com baixa visão. Pode ser utilizado uma lâmina de radiografia, como na foto, do tamanho da folha do caderno e com a mesma medida das linhas ou ainda em papel cartão com cores que contrastem com o fundo branco da folha do caderno. Para a leitura pode ser confeccionado no mesmo modelo, uma guia para leitura utilizando-se somente uma linha vazada e à medida que o aluno vai lendo a guia vai sendo deslocada para a linha de baixo, o que evita que ele se perca durante a leitura.


O professor também pode se utilizar dos encartes que contém figuras grandes para trabalhar com o aluno com baixa visão para reconhecimento dos produtos e palavras conhecidas bem como com rótulos de embalagens que são utilizados em seu dia-a-dia. A medida que ele vai aprendendo a ver começará a identificar figuras cada vez menores.



O aluno pode recortar o produto que identificou visualmente e nomeá-lo. Posteriormente pode colocar as figuras em ordem alfabética criando um livrinho.


Pode-se ainda trabalhar com jogos pedagógicos.


OBS: O professor deverá identificar o tamanho de letra que a criança consegue enxergar para realizar as atividades, caso contrário não se sentirá motivado a realizar as tarefas. O professor deve estar atento pois este pode ser um dos motivos pela falta de interesse e indisciplina do aluno.

12 comentários:

  1. o trabalho dos professores é bonito e essencial para o mundo, pena que os professores ganhem tão pouco, pena que estes guerreiros passem tanta dificuldade na vida.

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  2. Grata pelas sugestões e orientação.
    Estou iniciando um trabalho com aluno com baixa visão, e as orientações práticas serão muito úteis.

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  3. PENA QUE TBÉM O PROFESSOR NÃO TEM COMO TRABALHAR ESSAS ATIVIDADES EM SALAS COM MAIS UNS 20 ALUNOS CLAMANDO ATENÇÃO INTEGRAL

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  4. posso cobrar da criança com baixa visão as mesmas atividades q os demais alumno?

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    1. Pode e deve; desde que as atividades estejam adaptadas (ampliadas) para que a criança possa enxergar. Você só deverá dar um tempo maior para a realização das atividades. Se a criança não conseguir terminar na sala, deixe-a concluir em casa.

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  5. ola eu tenho uma filha com baixa visao sou de cuiaba mt e muito triste ver na escola da minha filha que os professores nem ligam pra isso todo o ano e a mesma coisa a mesma cobranca dos professores e nada chega o proximo ano e a mesma coisa eles so fazem isso porque nao e filhos dele

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  6. PEÇA A COORDENAÇÃO QUE QUALIFIQUE O PROFESSOR PARA ESSE ATENDIMENTO QUE POR LEI ELA TEM DIREITO, CASO CONTRARIO NÃO VALERÁ A PENA ESTAR NA ESCOLA.EXISTEM OS CAPS EM TODOS OS ESTADOS QUE É JUSTAMENTE PARA CAPACITAR O PROFESSOR E OFERECE RECURSOS DIDÁTICOS CORRA ATRÁS. BJSJSJ

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  7. gostaria de saber aonde consigo comprar regua lupa pra minha filha aqui em cuiaba nao se vende por favor me ajudem

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    1. Vc conhece o CASIES/(centro de apoio e suporte a inclusão da educacao especial)?la os alunos com baixa visao tem suporte, marque uma avaliação 33225514, rua dos crisântemos, 16 Jd cuiaba. Lá tem uma profissional especializada em BV, ortoptica Milena, ela poderá te orientar. E da Secretaria da Educacao do Estado.

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  8. Meu filho tem baixa visão, paralisia cerebral e retardo. Tem 4 anos e frequenta a pré-escola desde os 3. Tem sido uma luta grande orientar os professores por mim mesma, a partir do que consigo aprender sobre ele e suas necessidades. Mais de uma vez passei por cima da autoridade dos gestores e fui eu mesma até a sala de aula conversar com as professoras, acompanhar os primeiros dias dele na turma e orientar. Conversei com os gestores e como não tomavam nenhuma providência, eu tomei, mesmo desagradando. Graças a Deus nunca fui recriminada, muito embora tenha escutado coisas muito desagradáveis como: "É maldade trazer uma criança nessas condições para a escola". Uma frase desse tipo vindo de um gestor é lamentável. Mas, nunca perdi tempo indo atrás dessas coisas. Foquei no meu filho que agora tem avançando muito e busco novas formas de ajudá-lo.

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  9. sou professora de uma aluna de 16 anos. Ela têm laudo diagnosticando baixa visão. mas nunca foi a escola. agora está sendo atendida por mim. Adoro trabalhar com ela e tenho me esforçado bastante para adaptar as atividades do 2º ano do ensino fund. alfabetização de maneira que, eu consiga incluí-la na classe e na aprendizagem como para os demais. Gostaria de receber dicas de atividades e materiais que possam facilitar meu trabalho. Tenho uma classe com 25 alunos e não é fácil atender a todos.

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  10. Ola tenho uma filha de 6 anos que ja nasceu com catarata congenuta e com baixa visão não sabia que tinha tanto pra aprender assim como vi aqui. Minha filha estuda em uma escola pública aqui em são paulo e só fiquei sabendo que tinha td um material diferenciado pq a professora dela me chamou na escola e me falou.
    Esta página vai ser sempre recomendada a amigas pois aqui q muito sobre o assunto ao qual é esquecido pela sociedade e onde alguns paia acham ser feescura de seus filhos.
    Gente isso é muito sério preate mais atenção a aeu filho ele pode estar dabdo sinais e vc achando que e frescura.
    Quem poder por favor preciso di endereco do local que vende material escolar eapecial como esses agradeço.

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