sábado, 11 de janeiro de 2014

Treinando crianças com deficiência visual para ir ao banheiro


O treinamento do toalete funciona melhor quando os pais dessas crianças têm acesso à orientação, instrução e encorajamento. O primeiro passo para começar é perceber se a criança está pronta.
Os sinais de prontidão para todas as crianças são:
Ela percebe a diferença de estar molhada ou seca?
Ela pode sentir quando precisa ir ao banheiro urinar ou evacuar?
Ela é capaz de atingir penico ou o banheiro a tempo (com a sua ajuda)?
Ela pode se despir e vestir ou está pronta para aprender?
Ela é motivada para dar esse próximo passo?
Se a criança está em uma fase de resistência, não está pronta para assumir um novo desafio ou ainda não se sente à vontade para se comportar “como as outras crianças “,  você precisa dar um tempo e prepará-la/ conscientizá-la da importância deste processo.
Se você acha que a criança está pronta, converse com o pediatra e outros profissionais que trabalham com ela. Você terá acesso a opiniões e orientações valiosas, baseadas nas necessidades específicas da criança que você acompanha.
Também é importante se preparar emocionalmente antes de embarcar nesta experiência. Crianças com deficiências muitas vezes começam o treinamento do toalete mais tarde do que outras crianças, muitas vezes a conclusão do processo ocorre anos depois de iniciado, o que exige paciência. Acidentes acontecem e, é claro, que você vai precisar recorrer a uma dose extra de paciência e humor quando eles ocorrerem.
As crianças com deficiência visual, assim como os adultos, experimentam uma desvantagem em várias fases do treinamento. Em primeiro lugar, elas são incapazes de observar os membros da família e colegas que usam o banheiro, então elas não podem imitar esses comportamentos. Os detalhes de onde o penico é no banheiro, como o corpo é orientado enquanto se senta, como a urina e as fezes entram no penico, como se puxa, corta e usa o papel higiênico vão precisar de mais explicações para que ela venha a entender como funciona o processo. Portanto, nesses casos, você provavelmente vai querer esperar um pouco mais para começar,  até que a criança tenha três ou quatro anos (ou até mais tarde) para que ela possa compreender totalmente o que você está dizendo a ela.
Quando o adulto está pronto para introduzir a criança com deficiência visual para uso do sanitário, ele começa permitindo que ela explore e localize o banheiro. (Certifique-se de que este ambiente seja agradável e seguro para que ela queira usar). Colocar as mãos nos ombros do adulto para que ela possa sentir alguém sentado no vaso sanitário, enquanto explica o que você está fazendo e porque; deve-se também orientar as mãos da criança em direção ao papel higiênico , a descarga e a pia. Depois de ter colocado um penico no banheiro, faça de tudo para mantê-lo no mesmo lugar durante todo o processo de treinamento. Fale com a criança sobre o uso de vaso sanitário em outras vezes, também, ressalte que a maioria das pessoas sabem usar o banheiro e que o uso de vaso sanitário é um sinal de ser uma criança grande, que pode cuidar de si mesma.
Uma vez que ela começa a praticar o uso do penico, você terá que manter o banheiro e a passagem para ele livre de obstáculos. Um penico musical que é ativado quando a urina atinge a bacia pode tornar o processo de aprendizagem mais divertido. Ensine a criança a sentir a borda do assento antes de jogar o papel higiênico e, se a criança é um menino ensine-o a urinar em pé de forma correta para que ele não urine no vaso sanitário. Finalmente, quando ela estiver mais confortável com o uso do banheiro, leve-a em outro banheiro que não o de casa. Assim, vai ajudá-la a se familiarizar com a grande variedade de layouts e estilos de WC . E, sobretudo, você vai ajudar a construir a auto-confiança da criança. Saiba mais: www.reab.me

2 comentários:

  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

    CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
    http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

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  2. Olá! Fiz uma visita em seu blog e gostei, faça uma visita no meu também, pois coloquei seu blog na minha lista de blogs, tem um texto intitulado "Três dias para ver", dê um curtir se gostar. http://goiasinclui.blogspot.com.br
    Obrigada.

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